Instituto Pilates

logo-instituto-pilates
instituto-pilates
O Instituto Pilates desenvolveu ao longo de 2 anos, em conjunto com a Associação Brasileira de Reabilitação da Coluna (ABRColuna) e o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), uma metodologia dedicada, especialmente, à coluna vertebral. O objetivo principal da metodologia que desenvolvemos é fortalecer a musculatura de sustentação da coluna, de modo a evitar os possíveis episódios de dores, destacando-se tanto na área da prevenção como no período do pós-tratamento (evitando as recidivas no caso de pacientes que já sofriam com dores e foram submetidos a algum tratamento).
Durante o processo de desenvolvimento do Instituto Pilates, constituímos um grupo formado por médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física que estudou todas as lesões ligadas à coluna, relacionando-as aos movimentos do Pilates. Embasados na literatura científica, surgiu desse estudo uma série de protocolos de atendimento que proporciona, de forma segura, o fortalecimento dos músculos que sustentam a coluna vertebral.
Dentre os maiores diferenciais do Instituto Pilates, destaca-se o atendimento personalizado: cada professor que é, necessariamente, um fisioterapeuta formado, atende a, no máximo, dois alunos simultaneamente. Não existe uma forma padrão de atendimento, cada paciente é orientado de acordo com as características individuais de seu quadro, condição observada pelo profissional acompanhante antes de iniciar as aulas, durante a avaliação inicial.
Pacientes com doenças na coluna ou que já foram submetidos a algum tratamento na região, sobretudo cirúrgico, também recebem um acompanhamento criterioso. Oferecemos um atendimento com indicações específicas de reabilitação, reequilíbrio e fortalecimento do sistema músculo-esquelético. O destaque do Pilates no pós tratamento de dores na coluna se deve ao trabalho de fortalecimento de uma musculatura que é essencial para a proteção da coluna, composta por músculos estabilizadores, são eles: o transverso do abdômen e o multífido lombar. As primeiras aulas que oferecemos a estes alunos estão voltadas para o aprendizado da contração correta destes músculos.
Todas as equipes de fisioterapeutas em nossos stúdios são bem preparadas e não, apenas, na parte técnica, mas também na parte administrativa do negócio. Isso ocorre através de uma estrutura desenvolvida para orientar cada franquia, desde o momento da implantação do negócio até a operação no dia a dia. Hoje são quase 40 stúdios que dispomos no Brasil e milhares de pessoas beneficiadas com a metodologia exclusiva do Instituto Pilates.