Livro

livroA obra é intitulada “Hérnia de Disco e Dor Ciática”, fazendo alusão às patologias da coluna vertebral que atingem milhões de brasileiros. Ao escrever o livro, tive como principal objetivo alcançar a sociedade em geral, de modo a despertar nos diferentes públicos uma maior atenção aos riscos aos quais a coluna está sujeita. Uma vez bem informado, o indivíduo adquire um poder de decisão mais criterioso e com maior propriedade na hora de escolher um profissional que melhor o atenda e o tratamento mais eficiente para o seu caso particular.
O livro traz informações acerca da anatomia humana, buscando a instrução maior das pessoas a respeito do seu próprio corpo. A relação de todas as doenças que acometem a coluna vertebral também está contida na edição, assim como as diferentes possibilidades de tratamento. Tudo reunido em um mesmo lugar e ao alcance de qualquer leitor, uma vez que a linguagem empregada é clara, simples, popular e objetiva. A leitura é ainda facilitada por outras ferramentas que o livro, distintamente, traz: glossário na própria página onde estão as palavras, possivelmente, desconhecidas pelo leitor; riqueza em infográficos e ilustrações exclusivos que simplificam o conteúdo; ideias baseadas em referências científicas que estão identificadas ao final do livro, segundo o sistema Vancouver.
O livro reúne ainda a participação de 27 convidados, profissionais de fisioterapia, medicina e educação física de todo o Brasil que acrescentam com seus conhecimentos as temáticas de exercícios, cuidados e tratamentos para a coluna. Todo o conteúdo explicativo sobre as doenças, os tratamentos (incluindo processos cirúrgicos) e as recomendações preventivas, aborda termos simples e acessíveis a quaisquer públicos. A Cartilha do Doutor Coluna, que oferece orientações posturais aplicáveis ao dia a dia, também está contida no livro, somando-se às dicas de saúde que cada final de capítulo apresenta.
“Hérnia de Disco e Dor Ciática – como prevenir, como tratar, como conviver” é uma relevante obra que busca dar continuidade a todos os esforços empreendidos pelo fisioterapeuta Helder Montenegro e sua equipe em chamar a atenção do público heterogêneo sobre a importância de cuidados com a região da coluna vertebral para afastar a incidência dos problemas de alcance, cada vez mais, generalizado. Consiste em um verdadeiro manual que, certamente, poderá ser guardado e utilizado durante toda a vida.